Turma: 6° ano “01”
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Aline Kniess Coelho
O projeto “Fábulas" nasceu do desejo de encantar os estudantes, levando-os a refletir, também, sobre valores éticos e sociais. O objetivo da escola é formar seres humanos críticos, criativos, sensíveis e éticos, e através das fábulas podemos levar os alunos a pensar, ler, discutir, saborear e analisar o que está por trás de cada fábula.
Quem de nós, dependendo do contexto e da situação já não se colocou na pele do lobo ou do cordeiro?
Qual seria nossa reação se alguém (a cigarra) batesse a nossa porta (nós=formigas) e nos pedisse ajuda?
Como reagiríamos diante da esperteza das raposas que tanto gostam de levar vantagem em tudo?
Será que os elogios que recebemos ou fazemos são sempre verdadeiros?(O corvo e a raposa).
Objetivos:
* Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
* Conhecer as características das fábulas.
* Levar o aluno a refletir sobre seu comportamento.
Metodologias e Atividades
* Motivar os alunos a conhecerem a biografia de alguns autores de fábulas (Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato).
* Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e comentários.
* Disponibilizar para os alunos diversas fábulas para leitura e interpretação.
*Criação de fábulas, inclusive com dados modernos.(bullying)
*Dramatização de algumas fábulas escritas pelos alunos.
* Confecção de cartazes.
Agradecemos a participação da Formadora de Informática Adriana Della Costa representando a Secretaria da Educação.
29 de out. de 2010
MOSTRA DE TRABALHOS DE MATEMÁTICA
Nos dias 14 e 15 de outubro aconteceu nas dependências da nossa Unidade Escolar a I Mostra de Trabalhos de Matemática do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.
Atualmente acentua-se a preocupação em desenvolver nos estudantes do ensino fundamental competências necessárias para o exercício pleno da cidadania sendo assim, a professora Adildes procurou explorar a Matemática partindo de problemas encontrados no dia-a-dia e nas demais áreas do conhecimento para explorar conteúdos variados de forma a privilegiar temas matemáticos fundamentais: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.
“Sabendo que a Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, imaginação e raciocínio lógico e que pode ser aprendida por todas as pessoas e não apenas pelas mais talentosas, foi que os estudantes aceitaram o desafio de produzirem trabalhos com a matemática que visa uma aprendizagem mais significativa explorando uma grande variedade de ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
A Formadora de Matemática professora Sirlei Schwantes esteve prestigiando este trabalho.
Atualmente acentua-se a preocupação em desenvolver nos estudantes do ensino fundamental competências necessárias para o exercício pleno da cidadania sendo assim, a professora Adildes procurou explorar a Matemática partindo de problemas encontrados no dia-a-dia e nas demais áreas do conhecimento para explorar conteúdos variados de forma a privilegiar temas matemáticos fundamentais: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.
“Sabendo que a Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, imaginação e raciocínio lógico e que pode ser aprendida por todas as pessoas e não apenas pelas mais talentosas, foi que os estudantes aceitaram o desafio de produzirem trabalhos com a matemática que visa uma aprendizagem mais significativa explorando uma grande variedade de ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
A Formadora de Matemática professora Sirlei Schwantes esteve prestigiando este trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)