5 de out. de 2010

PROJETO : CIRANDA DO LIVRO

PROJETO : CIRANDA DO LIVRO


OBJETIVO


O projeto Ciranda do Livro tem como objetivo fazer a ponte entre a escola e a comunidade, dar aos alunos a oportunidade de levar até seus pais o incentivo a leitura e dessa forma propiciar um momento de leitura compartilhada em casa.
O que permite ao aluno uma maior consciência do seu papel como individuo na sociedade e de como ele deve se preparar mais e mais para enfrentá-la.
Ao mesmo tempo reforça o exemplo da leitura para o filho.


METODOLOGIA


A escola vai até a casa do aluno através de livros, revistas, jornais, informativos... Que os alunos levam semanalmente para casa, em sacolas confeccionadas exatamente para essa finalidade e assim compartilham um pouco do que é realizado na escola, estimulando-os a fazer parte do mundo da leitura.
1º Passo – separação do material (livros, revistas, jornais, etc...) colocação nas sacolas na sexta-feira.
2º Passo – Entrega para todas as turmas, sendo seguida a ordem de acordo com a lista de chamada por ordem alfabética.
3º Passo – Os alunos levam o material para casa para lerem em companhia dos pais.
4º Passo – Na segunda-feira é recolhido à sacola da leitura material nas salas de aula.



AVALIAÇÃO


È feita bimestralmente com a família um relatório, onde é descrito a importância da Ciranda do Livro em sua casa.

PROJETO: CUIDANDO DA NATUREZA

- PROJETO: CUIDANDO DA NATUREZA



Projeto Reciclagem: Cuidando da Natureza

Não é preciso ser nenhum cientista ambiental ou ecologista para percebermos que a deteriorização do meio ambiente é um fato presente e uma realidade dolorosa dos nossos dias. Para isso basta ligarmos à televisão ou caminharmos pelas ruas das grandes cidades. Também não é necessário ser um cientista social para visualizarmos a degradação da condição humana dessas mesmas cidades.
A pergunta que se coloca é: existirá correlação entre esses dois fatos? Será que a moderna ciência apenas consegue apontar os problemas do atual momento histórico da humanidade, porém, é incapaz de indicar rumos ou alternativas para resolver os problemas básicos da sobrevivência humana?
O desdobramento histórico da revolução industrial parece apontar para um paradoxo: como sobreviverá um modelo de desenvolvimento baseado na exploração de recursos naturais sem autossustentação e desconhecendo as mais elementares noções dos processos ecológicos?
A esse claro paradoxo, a economia de mercado começa a responder sobre a forma academicamente conhecida como os três erres:
* Redução
* Reaproveitamento
* Reciclagem

Defini-se “Redução” como a introdução de novas tecnologias na exploração, transporte e armazenamento das matérias-primas, com o objetivo de reduzir ou, se possível eliminar o desperdício dos recursos retirados do planeta.
“Reaproveitamento” é a reintrodução no processo produtivo, de produtos, já não mais apropriados para o consumo, visando a sua recuperação e recolocação no mercado, evitando assim, o seu encaminhamento para o lixo.
“Reciclagem” consiste na reintrodução, no processo produtivo, dos resíduos quer esses sejam sólidos, líquidos ou gasosos para que possam ser reelaborados, dentro de um processo produtivo, gerando assim um novo produto. O objetivo é também, evitar o encaminhamento destes resíduos para o lixo.

Os processos produtivos podem ser considerados do ponto de vista econômico ou cultural. Os três erres, na verdade, se propõem ativar as propriedades sistêmicas do ciclo produtivo, de forma que cada vez mais, o lixo potencial seja transformado em insumo substituindo, ate o limite do possível, as preciosas matérias-primas naturais.
Desses três erres, acreditamos ser a reciclagem a opção que pode impactar sobremaneiramente e a curtíssimo prazo, a qualidade de vida ambiental e humana, tendo em vista que a sua adoção não só gerará direta e indiretamente empregos, bem como, na outra ponta, evitará todos os problemas e custos ambientais, sociais e de saúde da população.
A produção de resíduos é inerente á existência humana. Nos últimos tempos,conseguimos produzi-los em quantidades inimagináveis.Há algumas décadas o lixo era constituído, basicamente, por matérias orgânicas, facilmente decompostas pela natureza.O surgimento dos produtos industrializados, com suas embalagens descartáveis modificaram hábitos e passamos a produzir muito mais detritos.Hoje, ao invés de restos de alimentos, as lixeiras transbordam embalagens plásticas,vidro,metais e papeis, principalmente.
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, dos quais menos de 5% são reciclados. Na Europa e EUA, são reciclados mais de 40% do lixo urbano produzido.De tudo o que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico.

Objetivos:
• Sensibilizar o educando a construir uma consciência sócio-ambiental, e assim, exercer sua cidadania.
• Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar.
• Proporcionar uma oportunidade de extensão do ensino tradicional.
• Consolidar o projeto como um Programa de Reciclagem permanente e autossustentável dentro da escola.
• Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo.

Desenvolvimento:

A área ambientalista tem recebido uma atenção considerável nos últimos anos por causa da necessidade urgente de conscientização. Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos veem sendo desenvolvidas para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. No entanto, esses conhecimentos precisam chegar a todas as camadas da população para tornar todos os cidadãos conscientes e participantes desse movimento.
Através dessas responsabilidades sócio-ambientais foram repassadas aos alunos as seguintes informações:
- Papel: jornal, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidro: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

Os alunos no decorrer do ano recolhem esses materiais e levam para a escola onde os mesmos serão vendidos para a reciclagem e o valor revertido em material para a biblioteca e professores

PROJETO SEMEANDO LEITORES

PROJETO:

SEMEANDO LEITORES.


PROJETO “SEMEANDO LEITORES”

OBJETIVO GERAL:
Promover o gosto e o prazer pela leitura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oportunizar momentos de leitura e reflexões individuais a todos os segmentos da escola.
Oferecer diferentes tipologias textuais.
Proporcionar tempo e espaço para criar o hábito de leitura.


DO FUNCIONAMENTO:
O Projeto “Semeando Leitores” funcionará semanalmente as terças-feiras nos primeiros 10 minutos da 1ª aula, nos períodos matutino e vespertino e será estendido a todos os segmentos da escola.
Cada professor coordenará e distribuirá em sala de aula os textos pré selecionados pela bibliotecária da escola do 6º ao 9º ano; do 1º ao 5º ano a pré seleção é feita pelo professor regente.
Os demais funcionários se reunirão na sala dos professores e escolherão uma das tipologias.
Todas as tipologias serão selecionadas anteriormente reunidas e distribuídas a cada coordenador (professor).
O sinal será tocado para dar início e término do período de leitura.
Haverá momentos em que todos os participantes do projeto poderão trazer de casa e compartilhar suas leituras.
Nenhum segmento da escola atenderá ao público em geral neste momento. As pessoas serão convidadas a participar também deste momento.
O espaço para leitura será oferecido a todos, caso haja pessoas que se neguem a fazê-lo, deverão respeitar o momento dos outros e aguardar.


JUSTIFICATIVA:
Considerando que o hábito da leitura permite ao ser humano descobrir, conhecer e criar mundos imaginários, colhendo dados, transformando-os e tirando conclusões de que ler não é reproduzir verdades alheias e sim uma proposta de vida.


METODOLOGIA:
Partindo do pressuposto que o gosto de ler também se adquire através do hábito da leitura, criar esses momentos é função social do contexto escolar. Diante disso, será oferecido tipologias textuais visando e criando o hábito de leitura a todos os segmentos da escola.


AVALIAÇÃO:
Será feita oralmente no final de cada semestre. Cada coordenador anotará sugestões e as informações que são pertinentes à continuidade do projeto.


RECURSOS:
As diferentes tipologias de texto serão disponibilizadas através de livros, jornais, revistas, pesquisas na Internet.

PROJETO O SABER E O PRAZER

PROJETO
O SABER E O PRAZER:




“NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE A LEITURA DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL, TANTO A NÍVEL INDIVIDUAL COMO COLETIVO: O INDIVÍDUO QUE LÊ ESTÁ CONTRIBUINDO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, ENRIQUECIMENTO PESSOAL E PARA SUA COMPREENSÃO DO MUNDO; PARALELAMENTE, O CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE UMA NAÇÃO DEPENDE EM GRANDE PARTE DO GRAU DE INSTRUÇÃO DE SEU POVO”.

(RICARDO BAMBERGER)


OBJETIVOS



Sensibilizar o corpo docente, discente e comunidade quanto à importância e a realização da leitura e da escrita.

Proporcionar um espaço propício ao estudo, á concentração de trabalhos diversificados.

Estimular o gosto pela leitura, pelos hábitos de pesquisa e de investigação, pela curiosidade e pela necessidade de informação.


CONSULTAS

Será feita a retirada de até 02 (dois) livros pelo prazo de 08(oito) dias, decorrido o prazo estipulado, o leitor poderá renovar o empréstimo mediante a apresentação da obra e se não houver pedidos anteriores para a mesma.

Nenhuma obra poderá sair da biblioteca sem a devida autorização da pessoa encarregada, para que seja mantida a organização da mesma. Para esse controle cada aluno receberá uma carteirinha com seu nome, ano que estuda e validade.
Os professores, funcionários e comunidade deverão assinar um livro de controle ao retirarem as obras.

As obras de referências poderão ser retiradas para consultas na biblioteca, devendo ser devolvidas até o prazo estabelecido.

O leitor que estiver em débito com a biblioteca não poderá fazer novos empréstimos.

Em caso de extravio ou dano da obra, o leitor deverá repô-lo á biblioteca.
O leitor não encontrando no momento a obra desejada, poderá fazer o seu pedido de reserva.

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo responsável pela biblioteca.
DA BIBLIOTECA

A biblioteca escolar terá a finalidade de atendimento aos alunos, professores, diretora, auxiliares, funcionários, pais e comunidade, visando à consulta para o enriquecimento cultural, pesquisa e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Deve ser um local onde há proximidade do conhecimento registrado e onde se discute criticamente esse conhecimento.
A organização e funcionamento da biblioteca terão regulamento próprio que será aprovado pela Direção do estabelecimento.
Além dos recursos da Unidade Escolar, para a manutenção e aumento do acervo bibliográfico, contará esta com recursos ou doações de terceiros.
São atribuições do professor da biblioteca:
- propor á direção a estruturas e as normas de funcionamento da biblioteca;
- executar o reparo técnico dos livros;
- manter a biblioteca em perfeita ordem de funcionamento;
- manter o controle de empréstimos de livros e periódicos;
- providenciar junto á direção à assinatura de periódicos;
- proceder a levantamento anual das necessidades de ampliações do acervo bibliotecário, buscando informações com os professores e alunos, bem como sugestões de títulos que julgar de interesse;
-promover juntamente com os demais serviços da Unidade Escolar campanhas para despertar o gosto pela leitura.
- Ser um guia nas pesquisas e leituras.

O ALUNO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA

Com cada faixa etária é possível um trabalho diferenciado na biblioteca.
4 a 6 anos- conhecendo a biblioteca : a principal atividade é ler muitas histórias , sempre curtas e simples, pois prende a atenção de uma classe inteira . Atividades lúdicas, como descobrir “onde o livro mora”, introduzem os pequenos na organização do espaço.
6 a 7 anos- Envolvendo as crianças com livros e narração de histórias: nessa fase, coincide com o processo de alfabetização , a prioridade se mantém na leitura em voz alta pelo professor , complementada por atividades de compreensão, como desenhar ou dramatizar a narrativa. As crianças devem escolher e manusear os livros da biblioteca.
9 a 10 anos- Começando a usar recursos informacionais: aos nove
Anos, a criança consegue entender os mecanismos de procura por autor , título e assunto e pode produzir um texto usando duas fontes diferente. O trabalho em grupo continua eficiente, mas é recomendável estabelecer uma agenda de leitura individual. Obras de suspense costumam ter boa aceitação.

11 a 12 anos: usando a biblioteca de maneira independente: nessa fase de pré-adolescência ocorre notável diferenciação na classe, pois as meninas estão mais amadurecidas. Capazes de pesquisar em várias fontes ( inclusive na internet) e produzir texto, todos são bem receptivos a jogos e gincanas. Textos de terror, aventura e romance são bem lidos nessa fase de transição.
13 a 14 anos: mergulhando no ambiente informacional: na adolescência nem sempre as atividades em grupo na biblioteca se mostram produtivas, por causa da dispersão natural da idade. Nesse período de muitas escolhas, de busca de independência e de identidade com o grupo, os alunos tornam-se conscientes do ambiente da informação e já estão totalmente familiarizados com a pesquisa em várias fontes, com ouso da internet e de recursos audiovisuais, muitas vezes para buscar assuntos de internet pessoal. É a última etapa antes da autonomia no uso da biblioteca, que se concretiza durante o Ensino Médio.
O objetivo central, em qualquer trabalho envolvendo biblioteca escolar, é criar autonomia nos alunos. “ Tão importante quanto garantir o acesso á informação é ensinar o aluno a buscar, localizar, selecionar, confrontar, estabelecer nexos e, com base em tudo isso , produzir o próprio discurso e criar textos”.
(Edmir Perrotti).

“A biblioteca escolar deve ser um espaço de formação e de educação para a informação”.

Avaliação

“Os alunos aprendem mais quando tem oportunidade de conviver com os livros da escola” (Ricardo Prado).
Será feita avaliação através das obras lidas (com premiação), através dos contadores de historia, pelo interesse participação e desempenho.

Bibliografia


CARVALHO, Silvia Pereira. Biblioteca Ativa. São Paulo. 2007

Internet. Biblioteca. 2006

Jornal Correio Lageano. Lendo e Relendo. Lages. 2008

Revista Escola. www.novaescola.org.br

Revista Pátio. O Ensino da Leitura. São Paulo. Ed. Artmed. 2006

"PROJETO CIRANDA DO LIVRO"

PROJETO CIRANDA DO LIVRO


Justificativa

A partir de estudos realizados pela Direção da EMEB Ondina Neves Bleyer na figura de Silvana Arruda Lucena r do Conselho de Pais e Professores, no ano de 2008, foi constatada a necessidade de levar o estimulo a leitura cada vez mais longe, ou melhor, para a casa do aluno e compartilhá-la com seus familiares.
O estimulo a leitura era feito dentro de escola, mais por que não levá-lo para a casa do aluno?
A experiência mostra que o hábito da leitura é indispensável ao ser humano a qualquer etapa de sua vida e compartilhar bibliografias é de suma importância para o enriquecimento cultural, bem como motiva e instiga as diferentes tipologias textuais.
Esse projeto abrange alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Objetivo

O objetivo desse projeto é fazer uma ponte entre a escola e a comunidade, dar aos alunos a oportunidade de levar ate seus pais o incentivo a leitura, e dessa forma propiciar um momento de leitura compartilhada em casa.
O que trará ao aluno uma maior consciência do seu papel como individuo na sociedade e de com ele deve se preparar mais e mais para enfrentá-la.


Conteúdo

O conteúdo utilizado para a realização deste projeto, é o material já existente em nossa biblioteca, através de nossa professora responsável pela biblioteca, que separa o material para os alunos de acordo com o ano que freqüenta.
São separados livros, revistas, jornais e informativos.

Metodologia

No ano de 2008 e 2009, sentimos a necessidade dos pais estarem mais presentes na escola. Por isso uma vez por mês acontecia nas dependências da escola a troca de livros lidos pelos pais.
Houve pouca participação dos pais, com isso começamos a repensar nossas estratégias para trazer os pais para perto do convívio escolar, a Ciranda do Livro foi uma idéia que veio de encontro ao que estávamos buscando.
Agora de uma maneira mais simples a escola vai até a casa do aluno através dos livros, revistas, jornais e informativos..., que os alunos levam semanalmente para casa, em sacolas confeccionadas exatamente com essa finalidade e assim compartilharem com seus familiares um pouco do que é realizado na escola, e estimula-los a fazer parte do mundo da leitura.



Avaliação

É feito bimestralmente com a família um relatório, em que é descrito a importância que foi a Ciranda do Livro ate sua casa.

Autoavaliação

Semanalmente a professora da biblioteca é a responsável pela seleção do material para cada ano, bem como entregar aos alunos e recolhe-los.

"Saber é bom demais"

- PROJETO: O SABER É BOM DEMAIS

PROJETO “SABER, É BOM DEMAIS...”.

Objetivo: Reforçar o aprendizado

Justificativa: Podemos determinar que o processo de aprendizagem possa ser definido de forma sintética como o modo que os alunos adquirem novos conhecimentos e desenvolvem competências e mudam o comportamento.

Metodologia: A biblioteca será uma fonte para reforçar o que aprendeu em sala de aula, reforçando datas comemorativas, cívicas, de cidadania, de conteúdos básicos etc.
Onde os alunos irão reforçar determinados itens por meio de documentário, vídeos, recorte, pintura, pesquisa.


Recursos: livros, jornais, DVD, cartazes.

“Avaliação: ‘‘Saber, é bom demais”, pois relaciona o aluno com a visão de sociedade e mudança de comportamento.