5 de out. de 2010

PROJETO: CUIDANDO DA NATUREZA

- PROJETO: CUIDANDO DA NATUREZA



Projeto Reciclagem: Cuidando da Natureza

Não é preciso ser nenhum cientista ambiental ou ecologista para percebermos que a deteriorização do meio ambiente é um fato presente e uma realidade dolorosa dos nossos dias. Para isso basta ligarmos à televisão ou caminharmos pelas ruas das grandes cidades. Também não é necessário ser um cientista social para visualizarmos a degradação da condição humana dessas mesmas cidades.
A pergunta que se coloca é: existirá correlação entre esses dois fatos? Será que a moderna ciência apenas consegue apontar os problemas do atual momento histórico da humanidade, porém, é incapaz de indicar rumos ou alternativas para resolver os problemas básicos da sobrevivência humana?
O desdobramento histórico da revolução industrial parece apontar para um paradoxo: como sobreviverá um modelo de desenvolvimento baseado na exploração de recursos naturais sem autossustentação e desconhecendo as mais elementares noções dos processos ecológicos?
A esse claro paradoxo, a economia de mercado começa a responder sobre a forma academicamente conhecida como os três erres:
* Redução
* Reaproveitamento
* Reciclagem

Defini-se “Redução” como a introdução de novas tecnologias na exploração, transporte e armazenamento das matérias-primas, com o objetivo de reduzir ou, se possível eliminar o desperdício dos recursos retirados do planeta.
“Reaproveitamento” é a reintrodução no processo produtivo, de produtos, já não mais apropriados para o consumo, visando a sua recuperação e recolocação no mercado, evitando assim, o seu encaminhamento para o lixo.
“Reciclagem” consiste na reintrodução, no processo produtivo, dos resíduos quer esses sejam sólidos, líquidos ou gasosos para que possam ser reelaborados, dentro de um processo produtivo, gerando assim um novo produto. O objetivo é também, evitar o encaminhamento destes resíduos para o lixo.

Os processos produtivos podem ser considerados do ponto de vista econômico ou cultural. Os três erres, na verdade, se propõem ativar as propriedades sistêmicas do ciclo produtivo, de forma que cada vez mais, o lixo potencial seja transformado em insumo substituindo, ate o limite do possível, as preciosas matérias-primas naturais.
Desses três erres, acreditamos ser a reciclagem a opção que pode impactar sobremaneiramente e a curtíssimo prazo, a qualidade de vida ambiental e humana, tendo em vista que a sua adoção não só gerará direta e indiretamente empregos, bem como, na outra ponta, evitará todos os problemas e custos ambientais, sociais e de saúde da população.
A produção de resíduos é inerente á existência humana. Nos últimos tempos,conseguimos produzi-los em quantidades inimagináveis.Há algumas décadas o lixo era constituído, basicamente, por matérias orgânicas, facilmente decompostas pela natureza.O surgimento dos produtos industrializados, com suas embalagens descartáveis modificaram hábitos e passamos a produzir muito mais detritos.Hoje, ao invés de restos de alimentos, as lixeiras transbordam embalagens plásticas,vidro,metais e papeis, principalmente.
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, dos quais menos de 5% são reciclados. Na Europa e EUA, são reciclados mais de 40% do lixo urbano produzido.De tudo o que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico.

Objetivos:
• Sensibilizar o educando a construir uma consciência sócio-ambiental, e assim, exercer sua cidadania.
• Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar.
• Proporcionar uma oportunidade de extensão do ensino tradicional.
• Consolidar o projeto como um Programa de Reciclagem permanente e autossustentável dentro da escola.
• Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo.

Desenvolvimento:

A área ambientalista tem recebido uma atenção considerável nos últimos anos por causa da necessidade urgente de conscientização. Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos veem sendo desenvolvidas para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. No entanto, esses conhecimentos precisam chegar a todas as camadas da população para tornar todos os cidadãos conscientes e participantes desse movimento.
Através dessas responsabilidades sócio-ambientais foram repassadas aos alunos as seguintes informações:
- Papel: jornal, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidro: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

Os alunos no decorrer do ano recolhem esses materiais e levam para a escola onde os mesmos serão vendidos para a reciclagem e o valor revertido em material para a biblioteca e professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário