4 de out. de 2011

DESAFIO LITERÁRIO

          Trinta estudantes de mais de 20 escolas movimentaram ontem a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina ao testarem a memória no Desafio Literário. Eles responderam, durante uma hora, 30 perguntas sobre os temas: escritores lageanos, história do Correio Lageano e programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano.
 
“Há uma participação maior  dos alunos. Eles estão com outra postura, uma atitude cidadã. Eles se interessam mais nas visitas, até mesmo pela decoração. Eles têm olhares mais críticos e vivem a Bienal a cada edição, que é o grande objetivo do evento”, comenta Edite, antecipando que na próxima edição o Desafio será mantido e que o Separando as Sílabas vai voltar à programação.  
       
        O Desafio Literário é uma realização do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) com a execução do programa Lendo e Relendo.  Além disso, o instituto faz parte da comissão organizadora da Bienal. O primeiro colocado do Desafio Literário recebe um Tablet PC (doado pela NDDigital), o segundo um netbook (doação de Scylla Baggio) e o terceiro vai ganhar a assinatura do Correio Lageano por três meses, além de livros.

Nesta edição, os alunos foram avaliados pelo conhecimento e também pela produção textual.
O aluno Lucas Schuwantes de Lima foi o primeiro colocado do desafio. “Eu amo escrever e sempre estou lendo, estou muito feliz em ter ganho”, disse o aluno do 7º ano, da Escola Ondina Neves Bleyer. Ele ganhou um tablet, patrocinado pela NDDigital.
 
         Desde a primeira edição da Bienal o Desafio é realizado e a parceria das escolas é fundamental. “O Projeto Lendo e Relendo é um incentivo à leitura e também uma forma de os alunos mostrarem o que estão aprendendo. Além de perderem o medo de se expressar. E o projeto só é possível pela dedicação e participação das escolas e dos professores que fazem a diferença”, ressalta a coordenadora do projeto, Edite Moraes.
 
         A dedicação foi essencial para que os alunos se destacassem. “Eu estudei muito sobre os escritores lageanos e sobre o Correio Lageano. É muito importante conhecer a nossa história. “Com certeza valeu a pena”, afirma Caroline da Silva Camargo, do 6º ano, da Escola Joaquim Henriques, que ficou em segundo lugar no Desafio Literário. Ela recebeu um netbook doado por Scylla Baggio.
                                                                        (FONTE: Jornal Correio Lageano)

"PARABÉNS LUCAS"