A escola é um espaço de aprendizado, descoberta e crescimento, tanto para crianças, quanto para adolescentes e jovens. É neste espaço que se dá a transmissão de muitos valores, ideais e onde se afirmam padrões de comportamento que se refletem nos hábitos e atitudes.
Para que as ações de prevenção de problemas presentes, principalmente entre jovens e adolescentes sejam eficazes no contexto da educação, além das estratégias de ensino tradicionais, peculiares ao contexto escolar onde os conhecimentos se acumulam e se transmitem por meio dos livros e produções de conhecimento já existentes, aparecem como recurso valioso atividade lúdica e a dramatização de textos que tratam destas temáticas e problemas.
O teatro há muitos anos, é considerado como modalidade artística capaz de propagar cultura e educação a todos os segmentos etários e sociais onde é praticado, levando consigo a riqueza da arte cênica que prende a atenção de seus expectadores e deixa de forma indelével, sua mensagem gravada na memória das pessoas.
Assim sendo, o teatro torna-se uma forma agradável de transmitir conhecimentos, repassar informações e reproduzir a realidade. Deste modo, questões referentes à drogadição, à sexualidade, ao papel da paternidade, da maternidade, da família, da gravidez precoce, das doenças sexualmente transmissíveis, valorização pessoal e do corpo e projeto de vida, tão pertinentes e merecedores de discussão na faixa etária da adolescência e juventude, tornam-se divertidas e mais acessíveis a esse segmento da população que passa a interagir com os atores e debater sobre os temas abordados com mais liberdade de expressão, propiciando reflexões não só no momento das apresentações, mas, posteriormente também.