5 de out. de 2010

PROJETO O SABER E O PRAZER

PROJETO
O SABER E O PRAZER:




“NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE A LEITURA DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL, TANTO A NÍVEL INDIVIDUAL COMO COLETIVO: O INDIVÍDUO QUE LÊ ESTÁ CONTRIBUINDO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, ENRIQUECIMENTO PESSOAL E PARA SUA COMPREENSÃO DO MUNDO; PARALELAMENTE, O CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE UMA NAÇÃO DEPENDE EM GRANDE PARTE DO GRAU DE INSTRUÇÃO DE SEU POVO”.

(RICARDO BAMBERGER)


OBJETIVOS



Sensibilizar o corpo docente, discente e comunidade quanto à importância e a realização da leitura e da escrita.

Proporcionar um espaço propício ao estudo, á concentração de trabalhos diversificados.

Estimular o gosto pela leitura, pelos hábitos de pesquisa e de investigação, pela curiosidade e pela necessidade de informação.


CONSULTAS

Será feita a retirada de até 02 (dois) livros pelo prazo de 08(oito) dias, decorrido o prazo estipulado, o leitor poderá renovar o empréstimo mediante a apresentação da obra e se não houver pedidos anteriores para a mesma.

Nenhuma obra poderá sair da biblioteca sem a devida autorização da pessoa encarregada, para que seja mantida a organização da mesma. Para esse controle cada aluno receberá uma carteirinha com seu nome, ano que estuda e validade.
Os professores, funcionários e comunidade deverão assinar um livro de controle ao retirarem as obras.

As obras de referências poderão ser retiradas para consultas na biblioteca, devendo ser devolvidas até o prazo estabelecido.

O leitor que estiver em débito com a biblioteca não poderá fazer novos empréstimos.

Em caso de extravio ou dano da obra, o leitor deverá repô-lo á biblioteca.
O leitor não encontrando no momento a obra desejada, poderá fazer o seu pedido de reserva.

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo responsável pela biblioteca.
DA BIBLIOTECA

A biblioteca escolar terá a finalidade de atendimento aos alunos, professores, diretora, auxiliares, funcionários, pais e comunidade, visando à consulta para o enriquecimento cultural, pesquisa e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Deve ser um local onde há proximidade do conhecimento registrado e onde se discute criticamente esse conhecimento.
A organização e funcionamento da biblioteca terão regulamento próprio que será aprovado pela Direção do estabelecimento.
Além dos recursos da Unidade Escolar, para a manutenção e aumento do acervo bibliográfico, contará esta com recursos ou doações de terceiros.
São atribuições do professor da biblioteca:
- propor á direção a estruturas e as normas de funcionamento da biblioteca;
- executar o reparo técnico dos livros;
- manter a biblioteca em perfeita ordem de funcionamento;
- manter o controle de empréstimos de livros e periódicos;
- providenciar junto á direção à assinatura de periódicos;
- proceder a levantamento anual das necessidades de ampliações do acervo bibliotecário, buscando informações com os professores e alunos, bem como sugestões de títulos que julgar de interesse;
-promover juntamente com os demais serviços da Unidade Escolar campanhas para despertar o gosto pela leitura.
- Ser um guia nas pesquisas e leituras.

O ALUNO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA

Com cada faixa etária é possível um trabalho diferenciado na biblioteca.
4 a 6 anos- conhecendo a biblioteca : a principal atividade é ler muitas histórias , sempre curtas e simples, pois prende a atenção de uma classe inteira . Atividades lúdicas, como descobrir “onde o livro mora”, introduzem os pequenos na organização do espaço.
6 a 7 anos- Envolvendo as crianças com livros e narração de histórias: nessa fase, coincide com o processo de alfabetização , a prioridade se mantém na leitura em voz alta pelo professor , complementada por atividades de compreensão, como desenhar ou dramatizar a narrativa. As crianças devem escolher e manusear os livros da biblioteca.
9 a 10 anos- Começando a usar recursos informacionais: aos nove
Anos, a criança consegue entender os mecanismos de procura por autor , título e assunto e pode produzir um texto usando duas fontes diferente. O trabalho em grupo continua eficiente, mas é recomendável estabelecer uma agenda de leitura individual. Obras de suspense costumam ter boa aceitação.

11 a 12 anos: usando a biblioteca de maneira independente: nessa fase de pré-adolescência ocorre notável diferenciação na classe, pois as meninas estão mais amadurecidas. Capazes de pesquisar em várias fontes ( inclusive na internet) e produzir texto, todos são bem receptivos a jogos e gincanas. Textos de terror, aventura e romance são bem lidos nessa fase de transição.
13 a 14 anos: mergulhando no ambiente informacional: na adolescência nem sempre as atividades em grupo na biblioteca se mostram produtivas, por causa da dispersão natural da idade. Nesse período de muitas escolhas, de busca de independência e de identidade com o grupo, os alunos tornam-se conscientes do ambiente da informação e já estão totalmente familiarizados com a pesquisa em várias fontes, com ouso da internet e de recursos audiovisuais, muitas vezes para buscar assuntos de internet pessoal. É a última etapa antes da autonomia no uso da biblioteca, que se concretiza durante o Ensino Médio.
O objetivo central, em qualquer trabalho envolvendo biblioteca escolar, é criar autonomia nos alunos. “ Tão importante quanto garantir o acesso á informação é ensinar o aluno a buscar, localizar, selecionar, confrontar, estabelecer nexos e, com base em tudo isso , produzir o próprio discurso e criar textos”.
(Edmir Perrotti).

“A biblioteca escolar deve ser um espaço de formação e de educação para a informação”.

Avaliação

“Os alunos aprendem mais quando tem oportunidade de conviver com os livros da escola” (Ricardo Prado).
Será feita avaliação através das obras lidas (com premiação), através dos contadores de historia, pelo interesse participação e desempenho.

Bibliografia


CARVALHO, Silvia Pereira. Biblioteca Ativa. São Paulo. 2007

Internet. Biblioteca. 2006

Jornal Correio Lageano. Lendo e Relendo. Lages. 2008

Revista Escola. www.novaescola.org.br

Revista Pátio. O Ensino da Leitura. São Paulo. Ed. Artmed. 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário